Halitose (Mau Hálito)

Pensando em todo o universo que envolve a as alterações do hálito e suas áreas relacionadas, buscamos atualização científica constante, através de muito estudo, capacitação e qualificação, para obter dados e informações sobre esse tema tão comum em nossa sociedade, mais ainda pouco conhecido e explorado pelos profissionais.

No Centro de Tratamento do Hálito temos a preocupação de pesquisar todas as causas, procurar cada detalhe, para que seja dado um diagnóstico minucioso e preciso e, com isso, possamos executar um plano de tratamento adequado e eficiente para cada paciente. Nosso objetivo é tratar as causas, orientar e informar o paciente e restabelecer sua segurança.

A consulta de diagnóstico é normalmente dividida em 2 sessões. No primeiro contato, pesquisamos e avaliamos um histórico geral (médico, odontológico, alimentar, emocional, comportamental…) e solicitamos informações, exames complementares e/ou preenchimento de documentos necessários ao fechamento do diagnóstico, bem como são dadas as orientações prévias para a realização dos exames que serão realizados. Na segunda sessão, são realizados os seguintes procedimentos:
♦ Avaliação do hálito: Teste organoléptico + Avaliação com Halímetro
♦ Avaliação do pH lingual: Com fitas medidoras de pH
♦ Avaliação dos padrões salivares: Sialometria em repouso e estimulada + Avaliação da qualidade salivar + Avaliação do pH salivar
♦ Avaliação extra e intra bucal: Exames dentário, periodontal, oclusal, tecidos moles…
♦ Aplicação dos “Testes de Estresse”: Para avaliação básica do perfil emocional
♦ Avaliação de exames e documentos: “Diário Alimentar”, radiografias e exames complementares solicitados.

Ao final desses procedimentos o diagnóstico é concluído e, a partir daí, são explicados detalhes sobre o tratamento (duração aproximada, custo, tipos de tratamento, metodologia utilizada…), que irá iniciar-se na sessão seguinte.

O “Plano de Tratamento” é então elaborado, sempre individualizado e por escrito, com todos os procedimentos cuidadosamente discutidos e explicados, passo-a-passo. Enquanto o tratamento vai sendo colocado em prática pelo paciente e reavaliado periodicamente pelo profissional, vão sendo realizadas outras sessões informativas, onde o paciente irá entender melhor o universo das alterações do hálito. Sessões preventivas relacionadas à saúde bucal (ex: instrução de higiene bucal) também são realizadas nesse período.

A duração do tratamento depende de diversos fatores: causas da alteração do hálito, grau do problema, comprometimento do paciente, reação orgânica, fatores que impossibilitem ou dificultem as terapias de tratamento, dentre outros.

Após a reavaliação final (que varia de acordo com cada caso), sempre analisando o grau de segurança e confiança de cada paciente, é dada a tão esperada ALTA. Nessa ocasião, dicas e informações sobre controle preventivo são reforçadas para um maior percentual de sucesso.
Procedimentos clínicos como limpeza, restaurações, cirurgias, tratamento da hipersensibilidade, dentre outros, não estão inclusos no tratamento de halitose, mas poderão ser efetuados por nossa equipe, caso o paciente deseje, com planejamento e custo específico.

//]]>