Prótese e ATM

PRÓTESE:

O termo “prótese dentária” refere-se ao dispositivo que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes, devolvendo a função das arcadas, bem como a aparência do sorriso.

Existem vários tipos de prótese, entre removíveis e fixas, sendo estas últimas as mais modernas, podendo ser instaladas sobre os dentes remanescentes ou sobre implantes.

Um implante dentário é um parafuso de titânio que simula uma raiz dentária artificial, a ser instalado na mandíbula ou maxila para segurar um ou mais dentes artificiais. Apesar do aspecto cirúrgico, implantes dentários são mais conservadores do que trabalhos de pontes fixas, já que os implantes não se apóiam em dentes vizinhos, evitando o desgaste dos mesmos.

Quando ainda existe condição de ser preservada parte da estrutura do dente original, outros artifícios podem ser empregados. Atualmente, devido a enorme exigência estética de nossos pacientes, são bastante utilizadas restaurações e próteses metal-free: em porcelana ou resinas especiais, as quais apresentam excelência estética e grande durabilidade e resistência.

ATM/DTM:

ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação (na verdade duas, uma direita e outra esquerda) responsável por todos os movimentos que fazemos com a mandíbula. As doenças desta articulação e dos músculos responsáveis por estes movimentos causam sofrimento a milhões de pessoas ao redor do mundo, diminuindo a qualidade de vida e restringindo o convívio social.

Dores de cabeça, dores na face, dores musculares na região do pescoço, cansaço ao mastigar, estalos e zumbidos, são reclamações bastante frequentes de adultos e adolescentes e, em muitos dos casos, a origem destes problemas está nos dentes. Ausências dentárias, dentes fora de posição, encaixe alterado entre as arcadas, são fatores que aumentam a probabilidade do aparecimento desses sintomas.

Entretanto, hoje, acredita-se que as dores são multifatoriais e que exista ligação com problemas psicológicos, estresse, alterações neurológicas, hiperatividade, processos alérgicos das vias aéreas, ansiedade, medo e, principalmente, desordens do sono.

Para o tratamento, muitas vezes se faz necessário o uso de placas miorrelaxantes, porém muitas vezes se tem a necessidade da confecção de próteses (em casos onde há falta de dentes) ou ortodontia (em casos onde há encaixe alterado de dentes e arcadas).

O chamado Tratamento Reabilitador Bucal ou Tratamento de Reabilitação Oral, implica em procedimentos de mais de uma especialidade, visando exatamente devolver o equilíbrio funcional às estruturas bucomaxilares, possibilitando a remodelação estética e cosmética dos sorrisos paralelamente à devolução da saúde dos dentes, articulações e demais componentes deste complexo maxilomandibular.

Com este intuito, procedimentos restauradores diretos (feitos em consultório, diretamente na boca do paciente) e indiretos (feitos em laboratório e instalados na boca do paciente), ortodontia, implantes e outros variados recursos podem ter importante indicação para obter os melhores resultados possíveis nesses tratamentos.

Para maiores informações, entre em contato pelos telefones: (85) 3264.0381 e 8551.6030.

//]]>