Prevenção do Câncer Bucal

O que é o câncer bucal?

É uma doença causada por mudanças nos tecidos da boca (mutações celulares), que pode invadir e destruir tecidos sadios e deve ser diagnosticada o mais rápido possível.

 Todo tumor é câncer?

Não. Para saber se alguma ferida na boca é câncer deve-se procurar um cirurgião-dentista, de preferência especialista em “estomatologia” ou “patologia bucal”.

Como se apresenta o câncer bucal?

O câncer bucal pode aparecer como um aumento de volume, como uma ferida de tamanho variado, que não costuma cicatrizar, como uma alteração de cor (manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou negras), podendo causar dor ou não. 

O que pode provocar o câncer bucal?

A causa é desconhecida, mas alguns fatores são relacionados ao aparecimento da doença. Os principais são: fumo, álcool, exposição excessiva ao sol (principalmente em pessoas de pele clara), dentes fraturados, próteses antigas ou que estejam machucando a boca e traumas sucessivos na mesma região (pois podem causar mutação celular no local afetado).

Como o cigarro atua?

Durante o ato de fumar, são liberadas inúmeras substâncias químicas junto à fumaça, algumas reconhecidamente cancerígenas. Outra ação seria o calor intenso produzido, principalmente no caso do cachimbo.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é simples. Após o exame clínico, o profissional, suspeitando de um tumor maligno, realiza uma biópsia, que consiste na remoção de um pequeno fragmento da lesão para posterior exame microscópico. 

Como é o tratamento?

O tratamento pode ser realizado através de cirurgia para remoção da lesão, radioterapia local e/ou quimioterapia, podendo ser isolados ou associados.

Existe cura para o câncer?

Sim. E quanto mais cedo for diagnosticada a lesão (diagnóstico precoce), maiores são as chances de cura, sendo as sequelas menores e, portanto, maior a qualidade de vida.

AUTO-EXAME DE BOCA: O QUE É? COMO FAZER?

A finalidade deste exame é identificar lesões precursoras do câncer de boca, uma doença curável se tratada no seu início. No geral, o material necessário para esse auto-exame é um espelho e um local bem iluminado.

 

Antes de iniciar, deve-se tirar aparelhos removíveis (móveis) tais como pontes, aparelhos ortodônticos, placas de acrílico, dentaduras etc.

Verifique se no seu rosto há algum sinal (alteração de tamanho, mancha, ferida) que você nunca notou antes.

Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles.

Introduza o polegar por baixo do queixo e apalpe suavemente todo seu contorno inferior.

No caso do exame intra-bucal, a avaliação deve ser feita da seguinte forma:

1 – Puxe com os dedos o lábio inferior para baixo e apalpe todo o lábio. Puxe o lábio superior para cima e repita o procedimento.
2 – Afaste a bochecha para examinar sua parte interna. Faça isto nos dois lados.
3 – Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior.
4 – Introduza o dedo indicador por baixo da língua e procure apalpar todo o assoalho da boca.
5 – Examine atentamente todo o “céu da boca” e apalpe-o com o dedo indicador. Em seguida, diga: “AAAAAAAAAAA……..” e observe  o fundo da garganta.
6 -Ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Com a língua levantada até o “céu da boca”, observe sua parte de baixo. Examine, em seguida, o lado esquerdo e o lado direito da língua.
7 – Estique a língua para fora, apalpando toda sua extensão com o dedo indicador e polegar.

Ao realizar todos esses exames você deve procurar os seguintes sinais:

– Mudanças na cor da pele e mucosas (manchas brancas ou vermelhas).

– Irritações debaixo das próteses.

– Feridas que não cicatrizam em três semanas.

– Inchaços, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos.

– Endurecimento ou caroços na boca ou no pescoço.

Se notar alguma destas anormalidades, procure imediatamente um dentista, clínico geral ou especialista, que julgará a necessidade de algum procedimento mais específico.

O câncer BUCAL TEM CURA SE FOR diagnosticado precocemente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>