Odontologia Estética

Já ouviu falar em LENTES DE CONTATO DENTAIS? Nunca?

As lentes de contato dentais são finíssimas películas de porcelana – variando entre 0,2 a 0,4mm de espessura – que são aplicadas sobre a superfície anterior dos dentes, corrigindo algumas imperfeições. Essa técnica assim foi chamada graças à espessura comparar-se a das lentes de contato oculares.

Esse tipo de tratamento estético é indicado para pacientes que desejam mudar o formato, o tamanho e/ou a coloração dos dentes, sendo capaz de camuflar restaurações, fechar espaços (diastemas), restaurar bordas desgastadas de dentes, corrigir pequenos desalinhamentos ou algum mau posicionamento.

Pacientes com bruxismo (hábito de ranger e/ou apertar os dentes) ou com estruturas dentais bastante destruídas ou com severo escurecimento não estão aptos a receberem a técnica das lentes de contato, visto que os resultados tendem ao insucesso. Para os demais casos, a durabilidade, rapidez e beleza do resultado é algo que enche os olhos.

A técnica também traz outra boa notícia: trata-se de um procedimento indolor e que não causa sensibilidade após o tratamento, não necessitando de nenhum tipo de anestesia.

5 vantagens das lentes de contato dentais?

* Abordagem conservadora, requerendo mínimo desgaste dental para sua colocação;

* Variabilidade de cores e nuances estéticas, o que permite transformar sorrisos, com grande naturalidade;

* Compatibilidade com o tecido gengival;

* Resistência às manchas e à mastigação normal;

* Rapidez e conforto.

E desvantagens, existem?

Obviamente, afinal, nada é infalível.

* Por ser um tratamento de última geração, tem custo mais elevado do que outras técnicas mais tradicionais;

* Não podem ser reparadas, caso sofram lascas ou trincas;

* São de difícil reversibilidade. Caso algum motivo leve à necessidade de remoção, essa é de difícil execução e pode comprometer o esmalte imediatamente em contato com superfície das lentes;

*Se você está pensando em clareamento de seus dentes, você precisará fazê-lo antes de começar a colocar as lentes de contato, pois, uma vez fixadas, elas não podem ter sua cor, formato ou tamanho modificados;

Quanto tempo duram as lentes de contato dentais?

Estudos determinam uma vida média entre 5 e 10 anos, podendo ser até maior que isso, conforme o cuidado do paciente. Após este tempo, elas podem precisar de substituição.

Existem alternativas para lentes de contato dentais?

Sim. Clareamento, coroas, facetas em resina… diversos procedimentos podem deixar seu sorriso mais belo sem que seja necessário o tratamento com lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>