Estresse

O estresse é definido como uma resposta fisiológica do corpo a situações ou problemas que podem afetar negativamente a atitude ou o organismo de uma pessoa.

No geral o que costuma acontecer durante uma situação de estresse é um aumento de dois hormônios, a adrenalina e o cortisol, na circulação sanguínea e esse aumento hormonal costuma gerar alguns efeitos colaterais que podem ser prejudiciais.

O estresse, então, costuma afetar a saúde geral das pessoas, mas pode também causar alguns problemas bucais, sendo os mais comuns:

* Surgimento de aftas – Aftas são pequenas feridas na boca causadas por vírus, bactérias ou deficiência do sistema imunológico.

* Problemas de ATM / Bruxismo – As pessoas com alto nível de estresse podem ter problemas que afetam a chamada “ATM” (articulação temporomandibular), assim como o ranger e/ou apertar os dentes durante o dia ou quando dormem, alteração conhecida como “bruxismo”.

* Boca seca / Queda da produção de saliva – O estresse pode afetar tanto o nível de produção de saliva quanto a qualidade dessa saliva, afetando muitas vezes a quantidade do fluxo salivar e/ou somente gerando a chamada “xerostomia”, que é a sensação de boca seca.

* Gengivite – Vários estudos mostram que o estresse pode afetar a capacidade de a pessoa realizar uma boa higiene bucal, contribuindo assim para a maior ocorrência de inflamação da gengiva (gengivite).

Tente aliviar o estresse buscando uma dieta balanceada, dormindo um número de horas satisfatório, exercitando-se para reduzir a ansiedade e a tensão, cuidando da saúde geral com a realização de check ups periódicos e buscando sempre ter hábitos que favoreçam uma boa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>